quinta-feira, 8 de setembro de 2011

5ª Mostra de Teatro de Bonecos é sucesso de público em Mariana

Mais de sete mil pessoas participaram da programação da 5ª Mostra de Teatro de Mariana entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro. Oficinas, exposições e espetáculos de grupos de teatro de Mariana, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Caxias do Sul e também de Rosário e Buenos Aires na Argentina encantaram o público com uma programação que percorreu diferentes espaços da cidade, como praças, espaços culturais e instituições como creches e o asilo, além de bairros da periferia. “Levamos o teatro de bonecos para quem não tem acesso à programação cultural e a recepção do público nesses lugares foi muito positiva”, comentou Catin Nardi, coordenador geral da Mostra. Os espetáculos foram gratuitos em espaços abertos e o ingresso para espaços fechados era 1kg de alimento não-perecível. Foram arrecadados 274 kg de alimentos que serão doados para a Comunidade da Figueira, a creche e asilo de Mariana.

Oficinas
A oficina de Esculturas Vivas teve início em 17 de agosto e trabalhou técnicas de Tai Chi Chuan, expressão corporal, meditação e interpretação para esculturas. Durante a Mostra, sete alunos se espalharam pela cidade provocando curiosidade nos transeuntes e na criançada que ficava instigada com a presença das esculturas baseadas nos profetas do Aleijadinho. Este é o segundo ano em que as esculturas vivas estão presentes na mostra e ajudam também na divulgação do evento.

A oficina de criação, construção, vocalização e interpretação teatral com boneco de luva (fantoche) contou com a participação de15 alunos e, cinco deles participaram também do Projeto de oficinas Mambembe Moderno realizado no ano passado pela Cia Navegante, em varias cidades de Minas Gerais. Esses alunos-bonequeiros foram convidados a dar continuidade ao trabalho. A titeriteira argentina Adriana Sobreiro foi uma das professoras da oficina e destacou a importância do evento. “O teatro de bonecos produzido no Brasil é maravilhoso, mais popular, com presença forte da raiz do mamulengo. Na Argentina temos uma outra forma com uma técnica diferenciada, mas também bastante interessante. Com a Mostra, misturamos essas duas formas o que tornou bastante enriquecedor o trabalho”, disse.

Eduardo Romagnoli, coordenador das oficinas, destacou a troca de experiências entre alunos e os bonequeiros. “Nas mostras anteriores, fazíamos bonecos de mesa dando continuidade à oficina realizada no Festival de Inverno. Esse ano produzimos o boneco de luva (fantoche) com bastante sucesso. O aluno pôde participar de todas as etapas: construir o boneco, trabalhar a interpretação, a vocalização, se apresentar para o público e ainda ter uma proximidade grande com bonequeiros consagrados o que enriquece ainda mais o trabalho”, completou o ator.

Na manhã do dia 2 de setembro, a produção do teatro de bonecos no Brasil e no mundo foi tema de debate entre alunos das oficinas e bonequeiros, na mesa-redonda ocorrida no Ateliê Catin Nardi. A utilização das novas tecnologias e do ‘play back’ no teatro de bonecos dividiu opiniões entre os artistas e alunos presentes. A importância do uso correto da voz também foi um dos destaques.


Fotos: Leo Lopes

Futuro da Mostra
A partir de 2012, a Mostra de Teatro de Bonecos da Cia. Navegante entra definitivamente para o calendário de eventos de Mariana. Catin Nardi comemora o sucesso dessa 5ª edição. “Chegamos ao formato que queríamos, com a participação de seis grupos de diversas partes do país e também do exterior alem de vários grupos convidados com caixas de teatro Lambe-lambe. Tivemos oportunidade de produzir, discutir e apresentar o teatro de bonecos para a comunidade que lotou os espetáculos, além de debater com colegas de vários lugares sobre a realidade da nossa classe e profissão. Neste ano um polêmico tema foi levantado sobre o grau de utilização do “play back” no teatro de bonecos que cada vez mais tem tomado conta de montagens de companhias que não interpretam mais com bonecos e vendem seus trabalhos como se fossem teatro utilizando exclusivamente esta técnica”, afirmou Catin. Para o próximo ano, a Mostra acontecerá também em Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário